Sítios como a PT-Sistemas de Informação e a Accenture já utilizam redes sociais para aumentar a produtividade, fomentar a troca de informação e até poupar dinheiro. Na PT-SI, a rede chama-se “guru-it” e tem documentos guardados, manuais de procedimentos e ainda serve de plataforma de comunicações entre os colegas. A rede foi criada em 2008, mas só entrou em pleno funcionamento este ano ligando os 1800 colaboradores. Ali, cada um tem o seu perfil, pode subscrever feeds ou criar blogues, por exemplo. Com a utilização de sistemas de telepresença, as empresas conseguem reduzir custos de deslocações. Os funcionários são encorajados a colaborar na rede e existem até avaliações aos trabalhadores com base na partilha de conhecimento e prémios para os mais colaborativos. A Accenture utiliza conceitos do LinkedIn, Wikipedia ou YouTube, e ferramentas como o Office Communicator ou o Sharepoint da Microsoft na sua rede social para trabalhadores, noticia o Jornal de Negócios. Estas redes podem ser também utilizadas para detectar utilizações indevidas dos recursos da empresa, como, por exemplo, um número elevado de downloads feitos por um funcionário que já esteja de saída da empresa.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário